Notícias sobre o diagrama – março de 2019

Na nossa última postagem informamos que “esperávamos publicar o diagrama inicial antes do fim de fevereiro de 2019”. Infelizmente, uma série de problemas perturbaram nosso progresso.

https://www.flickr.com/photos/sangudo/

Como vocês provavelmente sabem, no final da primeira campanha de arrecadação, recebemos do projetista quatro atualizações do diagrama elétrico, a última no dia 11 de janeiro de 2019. Começamos a validar cada versão antes de publicá-las e em todas as vezes decidimos devolver os desenhos por achar que algumas decisões poderiam ser revistas. Rever o hardware é uma tarefa complicada e precisaríamos de voluntários adicionais, provavelmente engenheiros de hardware, para poder lidar com a sua dimensão. Por favor, contate-nos ou preencha a enquete de colaboração se puder contribuir.

Simultaneamente, continuamos avaliando vários chassis de notebook, tentando achar um que comporte nossa placa-mãe com suporte a vídeo MXM. A meta era identificar um chassis que pudesse ser comprado sem placa-mãe, com um ciclo de vida de ao menos dois ou três anos, que cobre o período esperado de produção do nosso laptop.

O projetista de hardware que foi pago graças aos nossos doadores não podia prosseguir pois esperava o chassis final para completar a posição dos pinos e conectores.

Por isso, o desenvolvimento dos diagramas elétricos está congelado desde o dia 11 de janeiro de 2019. Consequentemente, os colaboradores responsáveis por validar o diagrama do hardware não podem trabalhar, assim como também a ACube Systems.

Identificar um chassis compatível está demorando muito mais que o esperado e está atrasando a segunda campanha para o design da placa de círcuito impresso. Ano passado, os membros da comunidade Power Progress e a equipe central decidiram começar a campanha de arrecadação apenas após publicar os resultados prometidos durante a primeira campanha. Entretanto, os atrasos consequentes da falta de um chassis adequado causa desconforto entre os participantes. Decidimos então perguntar aos doadores a sua opinião: devemos começar a segunda campanha de arrecadação (link) ou esperar a publicação do diagrama? Se você quer contribuir com o projeto, sinta-se à vontade para expressar sua opinião.

Nosso time de voluntários e a ACube Systems estão revendo a documentação de componentes-chave que dependem da escolha de chassis.

Identificamos alguns chassis em potencial. Entretanto, alguns chassis são projetados para suportar uma placa separada para gerenciar as baterias, placa esta que não existe no nosso projeto. Outros tem espaço dedicado para um controlador Ethernet ou não conseguiriam dissipar o calor gerado por uma placa de vídeo MXM. O nosso projetista de hardware expressou que não vai refazer o desenho para acomodar mudanças que precisem de um design interno muito diferente. Em outras palavras, separar funções em placas separadas está fora de questão.

A questão chave é: quanto tempo mais precisamos para identificar o chassis correto?

Infelizmente, considerando nossos recursos financeiros limitados e a experiência que adquirimos até agora, não podemos especular. Acreditamos que é melhor fazer uma escolha sábia calmamente que apressar o processo, pois uma decisão errada poderia comprometer a viabilidade do projeto inteiro.

Não somos uma empresa privada visando lucro. Não vendemos nada. Somos um grupo de entusiastas de hardware estruturados mais ou menos em forma de entidade sem fins lucrativos. Estamos fazendo o melhor em circunstâncias muito limitadas para atingir uma meta que soubemos, desde o começo, ser muito complicada e difícil.

Logo, achamos que publicar para uma audiência global um diagrama incompleto poderia comprometer negativamente nosso projeto e as espectativas dos nossos doadores. Por outro lado, sabemos que atrasar muito a publicação dos diagramas como prometo na última campanha poderia também afetar a nossa credibilidade.

Estamos avançado muito lentamente. Vocês sabe que os pré-requisitos são estritos e a nossa possibilidade de ação, limitada, principalmente considerando as nossas limitações financeiras.

Acreditamos no nosso projeto. Temos um problema pontual com a escolha do chassis, mas que será cedo ou tarde resolvido. Qualquer ajuda é muito bem-vinda.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.