Sinal verde para a linha de montagem do PCB

This image has an empty alt attribute; its file name is FIA_start_lights_race_stopped.png
This image has an empty alt attribute; its file name is factory-158423_1280-1024x512.png

Graças ao generoso apoio de nossa comunidade, passamos da barreira dos 50% necessários para encomendar os componentes essenciais para os nossos 3 protótipos. Mas ainda precisamos do seu apoio para poder pagar à ACube o necessário para que adquiriam todos os materiais.

Durante esta fase, a maior parte dos custos é para a aquisição dos componentes eletrônicos, impressão das PCBs e a inicialização do maquinário da linha de montagem. Por isso, além dos rascunhos das PCBs, precisamos atingir pelo menos 70% da meta para poder continuar.

Somos muito gratos aos nossos doadores, especialmente ao Jeff Moe, que doou 2048 euros para os protótipos.

No último post, comentamos sobre a placa de rascunho, que ainda não estava pronta. O desenhista da nossa PCB encomendou os componentes restantes como, por exemplo, os conectores, para ter certeza que os protótipos finais caberão no nosso chassis.

Em consequência do momento delicado da indústria eletrônica global, tivemos que esperar um longo tempo para encomendar os componentes da nossa placa-mãe. Portanto, infelizmente, ainda não foi possível instalá-los na placa. A ACube está selecionando a linha de montagem certa para a produção dos protótipos, tarefa que também está sendo dificultada pelas circunstâncias globais.

This image has an empty alt attribute; its file name is dummy_board_topside-1024x536.jpg
Placa de testes

Graças à placa de testes, o projetista já consertou alguns problemas mecânicos do design para melhor acomodar os componentes. A versão nova do projeto será publicada em breve na nossa repo.

Votando no nome da placa-mãe

Em outubro de 2020, começamos a pedir para que a comunidade sugira nomes para a nossa placa-mãe. Coletamos sugestões do nosso fórum e também do Twitter. Elegemos internamente os melhores nomes para uma consulta pública. Vote já!

Vote the best names for our PowerPC Notebook motherboard
389 votes · 462 answers
TycheDivindade responsável pela sorte, prosperidade e destino de uma cidade.
https://en.m.wikipedia.org/wiki/Tyche
Sam2080Sugestão da ACube.
BellatrixTerceira estrela mais brilhante da constelação Orion (x86. ARM. Power.) O nome também significa “guerreira”. Precisamos de alguma referência ao Am*ga. =)
OlifanteCorneta antiga usada por heróis como Carlos Magno e Orlando.
FarStarNave espacial idealizada por Isaac Asmiov no seu livro “Foundation’s Edge”. Uma nave gravitacional controlada por pensamentos via interface gerenciada por um computador avançado.
Hénonhttps://en.wikipedia.org/wiki/Hénon_map
DurandalEspada mística de Orlando.
LillyNome feminino, como os chips do Amiga.
VelouriaMúsica do The Pixies.
https://songmeanings.com/songs/view/43064/?&specific_com=73015985030#comments
OvertureTermo usado em sinfonias, com uma ideia de poder e elegância, que são benefícios potenciais do nosso projeto. Também nos dá acesso a uma série de nomes baseados em conceitos musicais.

Nossa meta é coletar pelo menos 1000 votos antes de imprimir a placa final.

Nosso notebook PowerPC na Amigawave

No fim de fevereiro de 2021, Guillermo, um de nossos fundadores, foi entrevistado pela Amigawave. Se você tem interesse na nossa história, você pode assistir ao vídeo, onde explicamos tudo sobre o projeto, desde o começo até os dias de hoje. Além da nossa história, explicamos a complexidade de construir um laptop do zero; fatores como dissipação de calor e outros.

Amigawave é um canal do YouTube muito conhecido pela comunidade espanhola de retroinformática. Seu foco principal é toda a variedade de Amigas, mas também cobre outras plataformas. Admiramos muito esse período da história. Nos anos 80 e 90, havia uma grande diversidade de computadores e arquiteturas. Como vocês sabem, a diversidade é um de nossos objetivos.

15 de julho – nossa apresentação na British Computing Society.

No dia 15 de julho de 2021, das 18:30 às 21:00 (hora de Greenwich), a British Computing Society apresentará um evento sobre a plataforma POWER e PowerPC, cobrindo o POWER ISA e hardware baseado na plataforma PowerPC.

O título da nossa apresentação será “Prepare-se para o laptop de hardware aberto GNU/Linux PowerPC”. Esperamos até o fim de 2021 receber os três primeiros protótipos do laptop de hardware aberto PowerPC. O projeto começou no fim de 2014. Depois de um resumo dos episódios anteriores, descreveremos as possibilidades futuras do projeto e como o entusiasmo de todos pelo progresso e pelo compartilhamento do conhecimento leva-nos adiante.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.