Design do PCB publicado nos formatos Mentor Xpedition, Altium e KiCad

No começo de março, o engenheiro-consultor contratado com os fundos da nossa campanha de arrecadação entregou os arquivos do design da nossa PCB no formato Mentor Xpedition. Arquivos em formato proprietário não são ideais. Trabalhamos para convertê-los para o formato livre KiCad.

Primeiro tentamos abrir os arquivos do Mentor Xpedition no Altium e, de lá, exportá-los no formato do KiCad.

This image has an empty alt attribute; its file name is immagine-1024x538.png

Foi uma surpresa agradável para nós quando os desenvolvedores do KiCad atenderam aos nossos apelos e imediatamente ajudaram com o processo de conversão dos arquivos-fonte. Somos muito gratos pela ajuda!

Durante a nossa missão, achamos um post muito útil no blog do KiCad explicando como importar um arquivo do Altium para o KiCad.

Aparentemente, o importador do Altium não está disponível quando você tenta abri-lo de dentro do KiCad Project Manager. Você precisa começá-lo da linha de comando via pcbnew-nightly para acessar os recursos de importação do KiCad.

O KiCad eeschema-nightly não suporta a importação de diagramas do Altium. Há uma discussão em andamento, então talvez encontremos alguns testadores alpha/beta.

This image has an empty alt attribute; its file name is Schermata-a-2021-04-06-00-56-24-1024x555.png

Para o BOM, estamos encontrando informações no banco de dados do Altium e também no KiCad. O modelo resultante da primeira exportação é bem simples. Faltam alguns elementos (c43, u17, r9, que estão presentes no Altium). Não encontramos nada sobre a ativação ou desativação de detalhes no arquivo exportado KiCad BOM, então não temos certeza se conseguiremos colunas mais detalhadas.

This image has an empty alt attribute; its file name is Screenshot_2021-04-06-Power-Progress-Community-oshw-powerpc-notebook-powerpc-laptop-mobo-1024x405.png

Você encontrará os arquivos originais do Mentor Xpedition no nosso GIT. Não conseguimos executar o visECAD Viewer porque nem a licença gratuita parece funcionar. Parece que o visECAD Viewer não é mais suportado e não é possível baixá-lo. Não recebemos nenhuma resposta quando tentamos contactar a equipe de suporte da Siemens.

Conseguimos visualizar a versão importada do Altium com o visualizador Altium online, graças ao suporte da equipe Altium.

Depois de muitas tentativas, temos o prazer de anunciar que agora é possível abrir os arquivos-fonte da placa-mãe do nosso notebook usando o kicad-nightly.

Mais notícias:
A Slimbook proverá mais dois chassis vazios. Eles serão usados para confirmar que nossos protótipos cabem corretamente.
Ao mesmo tempo, a ACube Systems está pesquisando placas de vídeo MXM com chips AMD que possam ser usadas nos protótipos.
Estamos investigando como poderemos arrecadas os fundos necessários para pagar pelas placas de vídeo MXM que serão usadas para os testes e pelos dois chassis adicionais.
Graças às contribuições recebidas, a preparação dos componentes dos protótios vai bem.

Gostaríamos de atingir 50% da nossa meta final o mais cedo possível para evitar atrasos na preparação dos protótipos. Precisamos do seu apoio mais que nunca!

  1. Slimbook Eclipse Notebook

    Donation Campaign for Production of three working Prototypes

    €10,746.00 donated of €12,500.00 goal

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.