O Roberto me pediu para escrever um pouco sobre mim e sobre o meu projeto. Agradeço pela oportunidade de escrever sobre o que gosto de fazer, que é criar distribuições Linux.
Comecei a usar Linux em 1999, em um iMac DV e o Linux PPC2000, acho que é assim que se chamava. Depois passei para o Yellow Dog Linux, Mandrake/Mandriva e acabei no Ubuntu e Debian. Tenho usado Debian desde então. Em cerca de 2008, descobri que o LXDE é ótimo para hardware antigo. Rodava bem até no meu amado Pismo. Naquela época, a idéia era criar uma distribuição Linux bonita, rápida e estável onde hardware PowerPC (como, por exemplo, cartões Airport) funcionassem automaticamente. Acho que fui bem sucedido. Ao mesmo tempo, meu filho nasceu e tinha outras coisas em mente. Não tinha ideia de que teria tamanho sucesso!
Em 2019, enquanto doente de cama, achei um PowerBook antigo. Pensei por que não testar o Debian nele, já que não tenho nada para fazer. Da cama, comecei a ler e descobri que as pessoas adoram o MintPPC! Resolvi tentar a mesma coisa de novo e, durante a minha convalescência, portei o Linux Mint Tricia e o velho Linux Mint LXDE para o PPC. Já é possível novamente instalar o MintPPC em 2020. O MintPPC está disponível em versões 32 e 64 bits e são idênticas, tendo como base o Debian sid e código do último Linux Mint com o desktop LXDE. Ele roda bem em hardware Apple, especialmente nas melhores máquinas. Meu projeto tem um site, onde você encontrará as instruções de instalação. É direto ao ponto, como o velho MintPPC.
Já há alguns meses, comecei a me interessar pelo projeto do notebook PowerPC. Foi ótimo saber que existe pessoas interessadas em trazer ao mercado um novo laptop PowerPC. Foi ainda melhor descobrir que o projeto será open source e que rodará Linux. Depois vi que Debian é um dos candidatos. Uau, que bacana, pensei! Imediatamente decidi portar o Mint Debian edição 4 (LMDE4) para o ppc64. A LMDE4 é uma distribuição bonita que usa o cinnamon como desktop manager. Rodá-la em um G3 ou G4 seria quase impossível, mas pensei que talvez rodaria em um G5. Mas em um e6500 faz todo o sentido! Em resumo, essa é a idéia. Eu comecei com o Debian sid ppc64 e portei um parte do código do Mint. Veremos como rodará na nova plataforma. Estou ainda no começo, então tudo é possível.
Eu acho que seria bom para o laptop powerpc ter mais escolhas de distribuições. Nem todos gostam das mesmas coisas. Eu espero que o projeto seja bem sucedido e que algumas boas distribuições estejam disponíveis para ele no futuro.
Com os melhores cumprimentos,
Jeroen Diederen
http://mintppc.nl