Nova versão 2020 do MintPPC

O Roberto me pediu para escrever um pouco sobre mim e sobre o meu projeto. Agradeço pela oportunidade de escrever sobre o que gosto de fazer, que é criar distribuições Linux.

Comecei a usar Linux em 1999, em um iMac DV e o Linux PPC2000, acho que é assim que se chamava. Depois passei para o Yellow Dog Linux, Mandrake/Mandriva e acabei no Ubuntu e Debian. Tenho usado Debian desde então. Em cerca de 2008, descobri que o LXDE é ótimo para hardware antigo. Rodava bem até no meu amado Pismo. Naquela época, a idéia era criar uma distribuição Linux bonita, rápida e estável onde hardware PowerPC (como, por exemplo, cartões Airport) funcionassem automaticamente. Acho que fui bem sucedido. Ao mesmo tempo, meu filho nasceu e tinha outras coisas em mente. Não tinha ideia de que teria tamanho sucesso!

Screenshot do MintPPC

Em 2019, enquanto doente de cama, achei um PowerBook antigo. Pensei por que não testar o Debian nele, já que não tenho nada para fazer. Da cama, comecei a ler e descobri que as pessoas adoram o MintPPC! Resolvi tentar a mesma coisa de novo e, durante a minha convalescência, portei o Linux Mint Tricia e o velho Linux Mint LXDE para o PPC. Já é possível novamente instalar o MintPPC em 2020. O MintPPC está disponível em versões 32 e 64 bits e são idênticas, tendo como base o Debian sid e código do último Linux Mint com o desktop LXDE. Ele roda bem em hardware Apple, especialmente nas melhores máquinas. Meu projeto tem um site, onde você encontrará as instruções de instalação. É direto ao ponto, como o velho MintPPC.

MintPPC – Junho de 2020

Já há alguns meses, comecei a me interessar pelo projeto do notebook PowerPC. Foi ótimo saber que existe pessoas interessadas em trazer ao mercado um novo laptop PowerPC. Foi ainda melhor descobrir que o projeto será open source e que rodará Linux. Depois vi que Debian é um dos candidatos. Uau, que bacana, pensei! Imediatamente decidi portar o Mint Debian edição 4 (LMDE4) para o ppc64. A LMDE4 é uma distribuição bonita que usa o cinnamon como desktop manager. Rodá-la em um G3 ou G4 seria quase impossível, mas pensei que talvez rodaria em um G5. Mas em um e6500 faz todo o sentido! Em resumo, essa é a idéia. Eu comecei com o Debian sid ppc64 e portei um parte do código do Mint. Veremos como rodará na nova plataforma. Estou ainda no começo, então tudo é possível.


Eu acho que seria bom para o laptop powerpc ter mais escolhas de distribuições. Nem todos gostam das mesmas coisas. Eu espero que o projeto seja bem sucedido e que algumas boas distribuições estejam disponíveis para ele no futuro.

Com os melhores cumprimentos,

Jeroen Diederen

http://mintppc.nl

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.