Extensão do período para doações

Graças às doações já recebidas, o design da placa de circuitos impressos pode continuar. Esperamos que o trabalho será completo até o fim de setembro de 2020. O momento não é ideal. Em agosto, a Itália está em férias. Mas, mesmo assim, faremos o possível para não interromper os trabalhos. A data de publicação do design do PCB depende fortemente dos resultados do processo interno de revisão que começará assim que recebermos o primeiro rascunho. A meta é uma placa-mãe que caiba no chassis Slimbook Eclipse.

Slimbook Eclipse Notebook

Como não conseguimos atingir a meta em julho, fomos forçados a extender o prazo da fase 1A da campanha até o dia 30 de agosto de 2020.

A ideia é entregar o design final do PCB no fim da fase 1A, e depois iniciar a fase 1B (fast SI bus simulations) no dia primeiro de setembro, com uma meta de arrecadação de 5000 Euros (cerca de 5600 dólares). Consequentemente, não haverá uma interrupção da arrecadação. Passaremos da fase 1A para a 1B automaticamente.

Nossos patches PPC64 big endian

O Flatpak já está rodando no Debian 10 PPC64, mas precisamos da camada Freedesktop para preparar os pacotes flatpak com centenas de manifestos.

O stripper Freedesktop já está com os patches para verificação de endianness (ppc64 branch). Agradecemos à equipe Flatpak pela colaboração e diretivas.

 

Após importar o bootstrap no ppc64be, o build process para no pacote https://github.com/google/boringssl.git, porque este não suporta ppc64. A repo “mágica” do Debian resolve vários problemas de dependência e nso ajudou a progredir com o porte.

sudo apt-get install python3-grpcio libgirepository1.0-dev python3-cairo-dev libcairo2-dev gir1.2-ostree-1.0 python3-gi gyp node-gyp lzip locales-all

pip install BuildStream
pip install git+https://gitlab.com/buildstream/bst-external
pip install cython
pip install ostree
pip install PyGObject
pip install vext.gi

Depois de copiar o bootstrap para o alvo, renomeie bootstrap/powerpc64 para bootstrap/current. Execute os comandos seguintes para compilar:

export XDG_CACHE_HOME=<path/to/build/dir>
make IMPORT_BOOTSTRAP=true

MintPPC no Devkit T2080RDB

Estamos em contanto com Jeroen, criador da distro MintPPC (veja um post sobre a nova versão 2020 do MintPPC aqui). Testamos com sucesso no nosso Devkit T2080RDB com a mesma CPU do nosso laptop (64 bit, 4 cores, 8 cores lógicos, até 1.8GHz):

MintPPC rodando em um G5

LibreSOC updates

Gostamos muito do strabalho dos nossos amigos na Libre-SOC. Nossas abordagens têm muitas semelhanças, porque ambas têm como objetivo promover hardware aberto.

A Libre-SOC rodou seu primeiro “hello world” há algumas semanas. Vemos que instruções POWER9 como Load, Store, Branch (e return) e outras estão operantes. Com a ajuda do Florent, da Enjoy-Digital.fr, a próxima tarefa principal é adicionar a integração Litex que nos dará acesso a periféricos em FPGAs e simulados. Ao mesmo tempo, Jean-Paul da universidade Sorbonne está ajudando com o layout do ASIC de tests de 180nm.

Se você estiver interessado em apoiar, somos financiados pela NLNet sob o programa Privacy and Enhanced Trust.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.