Projetos PowerPC 64 big endian de proeminência

JdLL 2018

Como vocês provavelmente sabem, nós participamos da reunião JDLL (Journées du Logiciel Libre – Os dias do software livre – https://www.jdll.org) e prometemos dar notícias sobre a nossa participação. Dessa vez, nossos participantes foram Phillipe Ferrucci e Fadi Osman. Como disse Fadi:

“Foi um prazer encontrar Phillipe. Também vimos o pessoal do OpenSUSE e alguns outros, um deles o inventor da fita magnética. Impressionante!

O pessoal do Haiku é muito legal e nos ajudaram.”

Cerca de 20 pessoas assistiram nossa palestra. Perguntaram o habitual: Por que PowerPC? O PowerPC é mesmo open source?

Como sempre, insistimos na importância da diversidade, e citamos um bug bem conhecido da CPU Intel, apontamos os problemas com o Meltdown e o Spectre, e a existência de backdoors como problemas derivados de um monopólio tecnológico. Também mencionamos a importância de mantermos vivas as distros Linux PowerPC, especialmente a PPC64.

Sobre a segunda pergunta, se é ou não aberto o PowerPC,  explicamos como é o trabalho da OpenPower foundation. Além disso, explicamos também que uma das razões pela qual escolhemos o PowerPC é a origem das pessoas envolvidas no projeto: a maioria de nós tem Amigas clássicos ou novos, ou Macs PowerPC.

Journées du Logiciel Libre

Journées du Logiciel Libre

Durante a interessante discussão, muitas pessoas tentaram ajudar-nos a superar alguns desafios e problemas que encontramos durante o desenvolvimento do laptop, e deram sugestões valiosas:

  • Alguém sugeriu simplificar o design removendo o controlador SATA e conectando o SSD diretamete ao sistema usando a interface de entrada e saída.
  • Outra pessoa falou sobre as dificuldades encontradas pelo pessoal desenvolvendo o console Pandora como, por exemplo, projetar o chassis.
  • Recebemos informações úteis e interessantes de pessoas que podem nos ajudar com problemas de industrialização.
  • Outros sugeriram que uma audiência mais ampla estaria interessada em uma placa PPC no estilo do Raspberry Pi, em vez de um laptop PPC.
  • Também conversamos com o CEO da Why!, que já é um dos nossos maiores doadores e está interessado em uma colaboração mais profunda e em vender o notebook.

Incentivar a continuação do suporte ao PPC64

Agora gostaríamos de mencionar a nova proposta de Aaron Smith (mais um dos nossos doadores principais, e também CEO da Amiga on the Lake). Ele está pedindo aos usuários do Linux PPC64 para incentivar a continuação do suporte ao PPC64.

A companhia Amiga On The Late está trabalhando para criar uma “versão” completa do Linux direcionada ao AmigaOne X5000. Para atingir esta meta, Aaron está oferecendo um disconto a “qualquer desenvolvedor sério que quer uma placa AmigaOne X5000 para trabalhar”. Além disso, ele pede a todos os donos de Power Mac G5s para apoiar ativamente o desenvolvimento do Debian PPC64.

Leia a discussão completa aqui.

Continuando nossa pesquisa sobre o projeto Yocto

Ainda estamos desenvolvendo uma imagem do Research Linux baseada no projeto Yocto. Ainda não temos certeza se vamos produzir uma distribução personalizada usando Yocto ou se será muito difícil para nós. De qualquer forma, o trabalho que estamos desenvolvendo será útil para toda a comunidade PPC. Por exemplo, achamos um bug que causava um erro compilando o kernel 4.14 no PPC64. Este foi comunicado ao projeto Yocto e propusemos um patch que foi aceito e que estará disponível na versão 2.5.

PowerPC yocto project

Projeto Yocto PowerPC

Além disso, estamos tentando compilar o Firefox 52 ESR (Extended Release Support). Um navegador completo e de boa performance é a maior dor-de-cabeça que temos na área de software para o PPC. No momento, existem pouquíssimos navegadores que compilam no PowerPC e o Firefox precisa de flags especiais e patches para evitar problemas. Para compilá-lo, reunimos informações dos fóruns Gentoo, Debian, RedHat e OpenSuse, além dos issue trackers. Com tudo junot, conseguimos compilar e executar o Firefox, mas ainda não temos uma engine JIT JavaScript, o que torna a navegação lenta com frequência, e ainda precisamos resolver uma série de bugs remanescentes e testar o resultado final.

Caso deseje colaborar, contate-nos.

Distro Adélie / Alpine PowerPC

O mantedor do Adelie é um programador de grande habilidade que ama o ppc64, uma plataforma tier 1 PowerPC.

Adélie e Alpine são distribuições PowerPC, uma para cada modo endian.

O Alpine Linux é uma distro bem conhecida, com foco em segurança e em ser leve, construída usando o musl libc. A IBM ajudou a portar o Alpine para o ppc64el (little endian), e a versão 3.7 é suportada oficialmente.

O Adélie Linux tem como foco um desktop fácil de usar que roda em hardware de qualquer era e velocidade, baseado nas ferramentas Alpine e no musl libc. Suporta oficialmente o ppc64 big endian e foi a primeira distribuição a suportar completamente o ppc4 no musl, e a conter o ambiente LXQt no ppc64/musl.

adeline PowerPC Linux distro

Distribuição Linux Adelie

* Alpine Linux https://alpinelinux.org/
* Adélie Linux  https://adelielinux.org/

Compilando os pacotes Debian PowerPC 64 no IBM Power8 da Universidade de Oregon

Graças ao Open Source Lab da Universidade de Oregon e à fundação OpenPower tivemos acesso ao OpenStack rodando em um servidor Power8 com 4 vCPU, 8GB de RAM e começamos a compilar os pacotes PowerPC, especialmente os pacotes Big Endian para o Debian que publicamos no nosso repo público. Estes pacotes rodam em máquinas ppc64 G5 e poderão ser úteis para o nosso laptop futuro.

Preparamos uma instância Debian 8.10 PowerPC BE baseada no hardware Power8 no OpenStack para compilar os pacotes Debian PowerPC BE para o “sid” (Debian unstable).

Você pode ver mais sobre o nosso projeto no Open Source Lab da Universidade de Oregon.

Graças ao Power8, podemos compilar grandes pacotes de aplicativos em uma fração do tempo que precisávamos com um Power Mac G5 dual core, ou com x86.

mame ppc64be compilations

Compilação do mame ppc64be

Caso você queira corrigir pacotes Debian para executarem otimizados para o PowerPC 64 big endian com Altivec por favor contate-nos.

Recursos para explorar, aprender e desenvolver no POWER: https://developer.ibm.com/linuxonpower/cloud-resources/

Oregon State University

Universidade de Oregon

Repo Debian da comunidade Power Progress

Nosso grupo de software corrigiou alguns pacotes Debian sid, adicionando otimizações para o ppc64 e suporte Altivec, se disponível. O trabalho também é focado na correção de bugs e na conversão para ppc64 da maior quantidade de pacotes possível. Você pode explorar nosso repo e obter instruções sobre como testar nossos pacotes em http://repo.powerprogress.org.

Caso queria colaborar conosco, contate-nos.

v

Firefox compiado e instalável do repo.powerprogress.org

repo powerprogress packages list

Lista dos pacotes do repo powerprogress

Apresentação do nosso projeto no grupo de usuários Linux de Monza, Itália

Agradecemos aos nossos amigos da Brigx pela hospitalidade em Bernareggio, Monza Brianza, Itália, onde apresentamos nosso projeto. Os atendentes estavam muito interessados nas nossas atividades, e agrademos suas doações preciosas.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.