Debian 9 e PowerPC

Como vocês já provavelmente sabem, o time do notebook PowerPC já tinha escolhido o Debian 9 (Stretch) como sistema operacional, pois parecia oferecer muitas vantagens (DFSG, Altivec, compatibilidade, etc..). Porém, a equipe Debian recentemente decidiu remover a arquitetura PowerPC (Big Endian) da lista de arquiteturas suportadas no futuro Debian 9 (Stretch) e Debian testing (Sid) e os repositories PowerPC já foram removidos. Mas eles manterão a arquitetura ppc64el (Little Endian).

(Para aqueles que não sabem a diferença entre powerpc, ppc64el (e ppc64), vejam o resumo no fim desta mensagem).

Debian

Debian 9 a caminho

Uma das razões detrás desta decisão foi uma aparente falta de porters/mantedores/testadores, ainda que o time PowerPC Debian tenha membros muito competentes, motivados e pro-ativos.

Alguns de nós estamos dispostos a seguir o caminho Debian PowerPC, mas precisamos de voluntários dispostos a doar parte do seu tempo para a comunidade Debian PowerPC: aprender, testar, consertar bugs, etc..

Isso não implica que não teremos um “plano B” testando alguma outra distribuição. A razão principal em manter o Debian é que este funciona bem nas máquinas 32/64 bit atuais, e podemos tentar manter o status quo.

Se você tem uma máquina PowerPC de 32 ou 64 bits, e quer ajudar-nos a manter o Debian PowerPC vivo, contate-nos em team@powerprogress.org.

Diferenças entre powerpc / ppc64 / ppc64el:

  • powerpc é a versão histórica do Debian PowerPC (1997). Funciona em processadores PowerPC Big Endian (G3/G4/G5 e freescale/NXP mais recentes). Esta é a versão que você usaria no seu Power Mac/PowerBook/Genesi/Amiga. Note que esta versão suporta Altivec.
  • ppc64 (Big Endian) era o que seria a versão recomendada para processadores Big Endian de 64 bits (G5 e mais novos). Tem algumas vantages sobre a primeira versão, mas não é tão bem suportada.
  • ppc64el (Little Endian) começou com o Debian 8 Jessie. Funciona nos chips Power mais novos da IBM (para servidores). Mesmo que alguns dos chips mais novos da freescale/NXP também podem ser usados em Little Endian mode (mas sem Altivec), eles não funcionam com Debian ppc64el pois este é compilado com VSX (Vector Scalar eXtension) ativado.

Deixar uma resposta