Em direção à uma campanha crowdfunding

A comunidade do notebook GNU/Linux PowerPC lançará uma campanha de crowdfunding em breve. Depois de contatos mal-sucedidos entre o fabricante do notebook e um potencial financiador, parece que a melhor opção é o crowdsourcing. A comunidade está prestes a decidir qual é a melhor opção para atingir a nossa meta e identificar os membros para liderar o processo. O fabricante também enviará toda a informação necessária para descrever o produto final. Isso significa que a data final para a produção do notebook será no final de 2016. Antes disto, pelo menos 5 protótipos serão distribuídos para a comunidade para a adaptação do software e beta testing.

Estamos desenvolvendo o software

Existe um acordo para usarmos o Debian GNU/Linux como distribuição primária. Isso não exclui outras possibilidades como, por exemplo, a comunidade Fedora está aberta a ajudar portar a sua distribuição Linux também.

Nossos desenvolvedores estão analisando os maiores desafios a serem resolvidos. Alguns deles são:

  • Prover aceleração 3D propriamente dita. As placas Radeon parecem ser a melhor opção.
  • Melhorar funcionalidades como vídeos da web, Java e software específico que funciona, mas não está usável.

Além do mais, este gruop está trabalhando em um instalador Debian64 usando grub2 e carregando o kernel 64 bit. Nós temos 10 pessoas prestes a começar a trabalhar na preparação dos pacotes e mais dois desenvolvedores agendados para começar a trabalhar nos drivers gráficos em janeiro de 2016.

Se você gostaria de contribuir nesta área, o projeto precisa de pessoas prontas para trabalhar o mais cedo possível, especialmente na manutenção de pacotes ppc64 e testes.

Notícias sobre o hardware

Como mencionado anteriormente, o processador será baseado no núcleo e6500, que provê aceleração Altivec e instruções PowerISA 2.07. A GPU será mais provavelmente baseada em AMD/ATI, usando um conector mxm.

No momento, alguns de nossos desenvolvedores estão trabalhando com uma placa de desenvolvimento Freescale T2080RDB doada pela Freescale. Essa placa é muito útil para testar u-boot, placa de vídeo PCIe e para tentar carregar o Debian.

Junte-se

Estamos procurando por voluntários para trabalhar principalmente, mas não somente, nas áreas a seguir:

software work-group: otimização dos aplicativos PowerPC GNU/Linux (teste de pacotes, dar opinião ou corrigir os erros), converter a distro (u-boot, etc), enviar os pacotes para as distribuições principais e manutenção dos pacotes.

crowdfunding: alguém com experiência nesse tipo de campanha.

disseminar a idéia: queremos mais colaboradores e mais assinantes do nosso jornal.

Junte-se a nós e fortaleça o time do notebook PowerPC. Assine o nosso jornal.

Deixar uma resposta